Selic cai e atinge menor patamar em dois anos

Mesmo sem afetar o crédito imobiliário, momento atual da economia é favorável para quem quer comprar um imóvel

O ano de 2024 estreou com mais uma redução da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), atingindo o menor patamar em dois anos. No último dia de janeiro, a taxa de juros caiu para 11,25%. Entretanto, mesmo com a tendência de queda para os próximos meses, os bancos que operam crédito imobiliário ainda não se movimentaram para reduzir os juros para quem está em busca de financiamento da casa própria.

Em nota, o Comitê avaliou que o País manteve trajetória de desinflação e que, se confirmado o cenário, deve ser aprovada “redução de mesma magnitude nas próximas reuniões”, ou seja, queda de 0,5 ponto percentual na Selic a cada 45 dias. Sobre o prazo limite para interrupção dos cortes, o órgão informou que isso dependerá do cenário econômico “de maior prazo”.

Histórico:

A taxa está no menor nível desde março de 2022, quando estava em 10,75% ao ano. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

O que isso muda no seu financiamento imobiliário?

A Selic é o principal indicador econômico para controlar a inflação no Brasil e influencia todas as taxas de juros do país, entre elas as dos financiamentos imobiliários de bancos públicos e privados.

Juros menores deixam o crédito mais barato, mas esse efeito não é imediato e os impactos mais relevantes serão sentidos pelos brasileiros ao longo do tempo. O economista Roberto Machado, “Leva tempo até o mercado se reajustar a nova taxa de juros. Em média, 30 dias são necessários para pôr em prática a mudança”.

A Financiar Imóveis tentou contato com os principais bancos que operam financiamento imobiliário em busca de informação sobre alteração nas taxas de juros praticadas, mas não obteve retorno.

É a hora de comprar?

A análise do empresário João Carlos Faneco Pereira, sócio-proprietário de uma grande imobiliária em Santos/SP, é que estamos prestes a testemunhar mudanças no mercado. Entretanto, o momento continua favorável para o brasileiro que está em busca da compra de um imóvel, uma vez que a oferta está maior que a demanda.

“Isso porque os valores atuais dos imóveis ainda são reflexo de um mercado onde a taxa de juros passou dos dois dígitos. Ou seja, houve uma queda na demanda e, com isso, imóveis passaram a ter avaliação mais justa”, disse ele.

É preciso destacar que em agosto de 2020, a Selic estava em 2% e que de lá para cá subiu mês a mês, chegando a 13,75% em julho do ano passado. O processo de queda da taxa começou em agosto de 2023.

“Portanto, as boas oportunidades devem ser consideradas não apenas em função da taxa de juros do financiamento, mas, sim, do valor negociado pelo imóvel que se quer comprar. E é essa valorização do imóvel é que pode ser maior quando o crédito imobiliário ficar mais barato e a demanda crescer”, conclui Faneco.

Gostou do conteúdo? Junte-se a Financiar Imóveis e simplifique o processo de financiamento para seus clientes. Entre em contato com nossos agentes pelo telefone (13) 3500-6921 ou faça-nos uma visita para uma conversa em nosso escritório, localizado na Rua Espírito Santo, 121.

Estamos aqui para descomplicar e facilitar o caminho rumo à conquista do imóvel desejado. Aguardamos seu contato!

(Texto: Clara Saraiva, com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

script src="https://unpkg.com/blip-chat-widget" type="text/javascript">